Nosso foco ou nossa proposta neste espaço é difundir, divulgar e fomentar o basquete gaúcho, mas hoje me sito obrigado a falar de outras competições que de certa maneira tem a ver conosco. Ontem acabou a fase classificatória do maior campeonato do país, o campeonato paulista, e temos nossos gaúchos se destacando e suas equipes liderando. O Winner/Limeira, equipe do santacruzense Guilherme Teichmann, ratificou a sua condição de líder isolado derrotando o Paulistano/Amil, por 91 a 87 (40 a 33 no primeiro tempo), em jogo equilibrado, realizado no ginásio Fortunato Lucato, na cidade de Limeira (SP). Teichmann, o T-MAC brasileiro foi o destaque do jogo, quase realizou um duplo-duplo (20 pontos, 08 rebotes e 04 assistências). Sua equipe encara nos playoffs o Conti/Assis, onde tenho um grande amigo, Marcio Santos, de Curitiba, que por sinal até me ligou ontem para saber notícia da minha filha Luisa.
A segunda colocada foi a equipe que sou fã, e por onde já atuei, o Vivo/Franca, que garantiu a segunda colocação ao suplantar o Conti/Assis, atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), por 71 a 51 (37 a 31 no primeiro tempo). O cestinha do confronto foi o gaúcho Márcio Dornelles com 19 pontos. Além do Márcio, Franca tem mais dois grandes destaques que também são gaúchos, o ídolo exemplar Rogério Klafke e meu brother e sócio, Guilherme Luz. Frnaca enfrenta nos playoffs a equipe de Bauro, onde tem um jogador em destaque com o mesmo "nome de guerra" meu: GAÚCHO... mas desse ainda tenho poucas informações....mas tenho que ir atrás, pois tudo que está relacionado com basquete e nossa terra me interessa.
Assistindo o jogo do Minas pela Liga das Américas, contra a equipe local de Porto Rico, os Capitanes de Arecibo, fiquei numa expectativa enorme, além de torcer por uma equipe brasileira, em quadra estava o pivô da nossa seleção, o gaúcho de Farroupilha, Murilo Becker. O Minas podia perder por 14 pontos para classificar, e não é que perdeu por exatamente 14 pontos. Só que durante toda transmissão da Sportv, o comentarista Bira Belo falava que só podia perder de 13 pontos e que o Minas tinha perdido a classificação... Quando o armador que vinha sendo destaque do time, Sucatzky, errou a bandeja decisiva, para mim o time brasileiro tinha ficado de fora do quadrangular final, desliguei a tv chateado, mas hoje vejo as notícias que o Minas conseguiu a classificação, que beleza....mesmo que seja nesse sofrimento, temos uma equipe no final four da Liga das Américas.
O Minas agora espera os adversários das outras chaves. O Grupo B é formado por Peñarol (ARG), Regatas Corrientes (ARG), Universidad Concepción (CHI) e Biguá (URU) e será jogado em Mar Del Plata em dezembro. No Grupo C, Flamengo/Petrobras (BRA), Brasília/Universo/BRB (BRA), Libertad Sunchales (ARG) e Deportes Castros (CHI) se enfrentarão em Brasília, enquanto a chave D terá Soles de Mexicali (MEX), Halcones de Xalapa (MEX), Quimsa (ARG) e Liceo de San Jose (CRC), sendo jogada no México. Os campeões de cada grupo se encontram em fevereiro para decidir o campeão da Liga das Américas.
A Ciser/Araldite/Univille, do meu brother 4life, Douglas "NINJA" Viegas, quer fechar o melhor ano de sua história com chave de ouro. O time entra em quadra nesta sexta-feira disposto a conquistar o pentacampeonato Estadual de Basquete Masculino para Joinville. A segunda partida do playoff final, contra Aviba/Unoesc (de Videira), acontece às 20h30, no Ginásio Ivan Rodrigues. Como ganhou a primeira, quarta-feira, no Oeste, uma vitória nesta sexta garante o troféu para a equipe do técnico Alberto Bial.